Doenças causadas pela poluição do ar

Doenças causadas pela poluição do ar


A má qualidade do ar nas grandes cidades traz sérias complicações para a saúde. A exposição prolongada a poluição pode trazer complicações mais graves, como doenças pulmonares e cardiovasculares, que podem levar à morte e enfraquecer o sistema imunológico.

  •    Câncer de pulmão: A má qualidade do ar torna o ser humano mais suscetível ao câncer de pulmão, uma das doenças com maiores índices de mortalidade e também um dos tipos de câncer mais comuns em todo o mundo.  
  • Asma: crianças que cresceram em locais muito afetados pela poluição do ar apresentam mais dificuldades respiratórias, uma capacidade pulmonar inferior e tem uma maior probabilidade de vir a desenvolver asma.
  • Rinite e bronquite: a rinite é um tipo de alergia que se manifesta no nariz e nos olhos, enquanto a bronquite, que pode ser aguda ou crônica, é uma inflamação dos brônquios.
  • Alzheimer e Parkinson: a inalação a longo prazo de partículas de materiais poluentes e tóxicos, como o mercúrio, cádmio e compostos de chumbo, que também estão presentes na poluição atmosférica, podem também dar origem a distúrbios de ansiedade e doenças como Alzheimer e Parkinson.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica:( DPOC): Outra das consequências de viver em um ambiente poluído é o desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica, caracterizada pela destruição alvéolos pulmonares inflamação e infecção do sistema respiratório, que se pode manifestar através da bronquite e pneumonia.
Por: Izabelle Araujo & Pedro Henrique - 801

Comentários

MAIS LIDAS

Leia o discurso de posse do Presidente do Grêmio, Claudionei Abreu

Diretoria do grêmio faz renúncia coletiva e atividades são encerradas

Diretoria do Grêmio define Plano de Ações e Plano Orçamentário