Estudantes se unem em encontro para reativar a Associação Gonçalense dos Estudantes

Foto: Divulgação
Aconteceu nesta sexta-feira (11), dia nacional do estudante, o primeiro encontro de estudantes de São Gonçalo, no teatro carequinha, em Neves. Participaram alunos da rede estadual, municipal e federal da cidade. O evento foi organizado pelo Grêmio Estudantil Francisco de Paula Achilles e as secretarias municipais de cultura e educação em parceria com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES) e a Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (Aerj). O evento contou com a participação do prefeito de São Gonçalo, Dr. José Luiz Nanci e o Secretário municipal de educação, José Augusto Nunes.

O "Fora, Temer", "Fora, Pezão" e "Fora, Wagner Victer" eram unanimidade. O Presidente do Grêmio Estudantil Francisco de Paula Achilles, Claudionei Abreu, abriu a rodada de falas parabenizando os estudantes por estarem juntos lutando e reivindicando seus direitos.

"Primeiramente, fora, temer! Fora, Pezão! Fora, Victer! Gostaria de parabenizar todos vocês que estão aqui hoje, juntos, discutindo a educação pública da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. É importante a participação ativa do estudante no cenário político atual, para que possa reivindicar seus direitos e cobrar uma educação pública de qualidade. Parabéns a todos nós!", disse.

Houve uma mesa de debates sobre a reforma do ensino médio e sobre a importância e construção do grêmio estudantil. Todos os estudantes tiveram oportunidade para falar sobre a situação do seu colégio e opinar sobre as pautas.

Falas encerradas, foram propostas duas moções em plenária final do evento: moção de apoio à UERJ, que enfrenta um período de sucateamento e desvalorização devido a crise e moção de repúdio contra o fechamento de escolas no Estado, proposto pelo Secretário de Educação, Wagner Victer.

"Não vamos aceitar que o Secretário de Educação Wagner Victer mude a nossa escola e nos obrigue a ir para um bairro distante desconsiderando a segurança dos estudantes, descumprindo o que determina o ECA, que estabelece que nós temos direito de estudar próximo às nossas residências e rasgando a história da minha comunidade que lutou por este colégio que tem 32 anos de história", disse o Presidente do Grêmio Estudantil Francisco de Paula Achilles.

Em seguida, o Presidente do Grêmio Estudantil Francisco de Paula Achilles declarou aberto o período de reativação da Associação Gonçalense dos Estudantes, convidando todos os estudantes da cidade a fazer parte desse processo, e encerrado o primeiro encontro de estudantes da cidade.

VEJA MAIS FOTOS.

Comentários

MAIS LIDAS

Leia o discurso de posse do Presidente do Grêmio, Claudionei Abreu

Diretoria do grêmio faz renúncia coletiva e atividades são encerradas

Diretoria do Grêmio define Plano de Ações e Plano Orçamentário