PLANO FPA DIGITAL

O QUE É O PLANO FPA DIGITAL
O Plano FPA Digital tem como objetivo estabelecer as diretrizes e orientações para o desenvolvimento e elaboração do projeto de implementação de internet no Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles em parceria com a empresa privada Lignet Brasil.

REGISTRO
Registra-se a discussão deste Plano para sua elaboração em reunião ordinária da Diretoria do Grêmio Estudantil Francisco de Paula Achilles nos dias 24 de abril e 03 de Maio.

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NA ESCOLA

Ampliar o conhecimento dos alunos
A internet possibilita pesquisa e conhecimentos, não há limite para a exploração do conhecimento na internet. Para se ter uma ideia, só a Wikipédia tem mais de 10 milhões de verbetes e artigos e esse número não para de crescer. Durante muitos anos a Enciclopédia Britânica era a maior fonte de conhecimento sistematizado que havia, hoje, a Wilipédia já é algumas vezes maior que a Enciclopédia Britânica.

Maior aproximação da escola com a sociedade
Importância da internet na escola é também marcada por uma maior aproximação da escola com a sociedade. Com os diversos recursos da internet é possível criar uma escola onde os personagens não seja apenas alunos, professores e profissionais da educação, mas toda a sociedade pode ser incluída em uma vasta gama de interação. Isto ainda não está sendo feito de forma adequada, mas é uma oportunidade enorme.

Na internet, escola é uma rede social
Luli Hadfahrer, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, afirmou que a escola é uma rede social onde as pessoas estão muitas vezes mais interessadas em relacionamentos. Com a internet isso torna mais evidente, já que as redes sociais tornaram parte da vida das pessoas. Não seria então a hora de tornar a escola uma verdadeira rede social do conhecimento?

Promover a pesquisa
A importância da internet na escola pode ser mais proveitosa se professores e educadores de uma forma geral estimularem seus alunos à pesquisa. A promoção da pesquisa é muito comum nas universidades, mas deveria ser padrão desde a infância. A internet ajuda nisso, pois cria ferramentas e conteúdos para tal. Dê uma olhada neste resumo de recursos que criei recentemente e chamei de Guia para Alunos e Professores.

Interdisciplinaridade
A internet é interdisciplinar, a escola, também. É de suma importância que os alunos percebam esses traços e consiga usar os diversos recursos interdisciplinares da internet na construção de um conhecimento que tanto na escola como na sociedade é cada vez mais interdisciplinar. Para os adeptos do construtivismo, a internet é uma das principais ferramentas para auxiliar no processo de construção do conhecimento, resguardando os excessos, é claro.

ESTUDOS COMPROVAM: A INTERNET AJUDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Estudos de impacto do uso dos computadores na Educação Básica 

No Brasil, alguns estudos realizados a partir de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) permitem vislumbrar horizontes diversos. O Saeb e o Censo Escolar, ambos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do MEC, contém algumas informações sobre o acesso na escola a laboratórios de informática, internet, aulas particulares de computação e inglês, entre outros.

A manipulação de microdados complementada por algumas fontes secundárias possibilitam mapear o acesso a Inclusão Digital através das escolas por unidade da federação e em alguns casos por município. Destacam-se dois trabalhos que causaram grande discussão na comunidade científica, ambos utilizando dados do Saeb 2001: pesquisa publicada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em 2003, e pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Educação & Sociedade da Unicamp (Cedes Unicamp) em 2007.

A pesquisa Mapa da exclusão digital publicada pela FGV (Neri, 2003) traça perfis nos diversos segmentos da sociedade incluindo elementos como acesso ao capital físico (computadores, periféricos etc.), capital humano (aulas de informática, educação básica etc.) e capital social (internet e outras formas de associativismo).

O estudo concluiu que alunos que têm acesso à internet têm melhor desempenho escolar: “A correlação entre desempenho escolar e acesso a computador é positiva em todas as faixas etárias sendo maior nas faixas que compreendem alunos de 13 a 18 anos que frequentam a 8ª série”. Tanto na prova de Português quanto na prova de Matemática essa foi a faixa que mostrou mais impacto. O fato de ter computador na prova de Matemática se relaciona com um desempenho escolar 17,7% maior do que quando o aluno não possui computador para a 8ª série. O estudo teve por objetivo apoiar políticas governamentais de investimento em computadores e acesso à internet com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino no Brasil.

ESTUDOS COMPROVAM: MAIORIA USA A INTERNET NAS ATIVIDADES ESCOLARES 
A maioria das crianças brasileiras utilizam a internet para fazer trabalhos escolares e as redes sociais são campeãs em assiduidade, informou o estudo “Tic Kids Online Brasil 2012”, divulgado nesta terça-feira (7) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Enquanto 82% das crianças e adolescentes de 9 a 16 anos afirmaram que utilizam a web para fazer deveres da escola (o que colocou a ação em primeiro lugar na lista de atividades feitas na internet), 68% disseram que utilizam a rede para visitar páginas de redes sociais.

A pesquisa realizada pelo instituto Ipsos ouviu 1,6 mil crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos e 1,6 mil pais, entre abril e julho de 2012. Completam o top cinco: assistir vídeos (66%), jogar games via internet com outras pessoas (54%), enviar mensagens instantâneas a amigos (54%).

QUEM VAI USAR A INTERNET
A empresa Lignet Brasil se responsabiliza por toda e qualquer manutenção dos aparelhos de internet e fornecimento da rede para todos os aparelhos computadores dentro do Colégio. A rede será destinada exclusivamente aos aparelhos computadores, sem conexão wi-fi, sendo assim, não há como os estudantes se conectarem a rede através dos celulares enquanto estiverem em sala de aula.

SERVIÇOS
Os computadores que receberão a rede de internet e ficarão disponíveis para o acesso dos alunos ficarão na Sala da Biblioteca Cecília Meireles. Os alunos que desejarem usar os aparelhos deverão se dirigir à sala e usar o computador vago para fazer o seu trabalho, sempre supervisionados por um professor do Colégio.

O QUE SERÁ OFERECIDO
Haverão filtros nas buscas da rede de internet. Os estudantes deverão usar a internet exclusiva e unicamente como forma de complementação dos estudos oferecidos em sala de aula. A rede de internet ficará disponível para o aulo que queira fazer um estudo sobre determinada disciplina ou para complementar uma matéria aplicada em sala de aula, bem como para atividades de interesse dos professores, como a elaboração de projetos pedagógicos. Na sala de informatica, também serão realizadas reuniões do Jornal do Grêmio Estudantil, onde os alunos poderão produzir suas próprias matérias.

DAS COMPETÊNCIAS
A empresa Lignet Brasil será representada pelo assistente técnico Claudionei Abreu da Silva, que será o responsável pelas manutenções na rede do Colégio. A Secretaria de Tecnologia, Desenvolvimento Social e Econômico do Grêmio Estudantil será a responsável  pela organização dos projetos a serem desenvolvidos com o uso da internet e pela parte pedagógica, em parceria com a direção do Colégio. Será assinado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO da empresa ao Grêmio Estudantil, formalizando as informações deste Plano e o comprometimento da empresa no fornecimento da rede.

BIBLIOGRAFIA
http://www.luis.blog.br/importancia-da-internet-na-escola.aspx
http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/avulsas/estudos1-7-uso-computadores.shtml?page=1
https://www.cgi.br/

GRÊMIO ESTUDANTIL FRANCISCO DE PAULA ACHILLES
SECRETARIA DE TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

Claudionei Abreu da Silva Junior
PRESIDENTE

Marcelo Augusto Barbosa Lima
SECRETÁRIO DE TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

Mandato 2017/2019

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