PLANO VERDE

Foto: Divulgação
O QUE É O PLANO VERDE

O Plano Verde do Grêmio Estudantil Professor Francisco de Paula Achilles é relatório para elaboração do projeto de criação da Horta Escolar e o Jardim do Grêmio. Aqui serão reunidos todos os projetos para o desenvolvimento da área verde do Colégio, conforme for decidido em reuniões ordinárias ou extraordinárias do Grêmio, que contem com a presença da diretoria, socios e não socios do Grêmio, que tenham por objetivo auxiliar o projeto e dar ideia que possam contribuir na elaboração e execução do plano.

REGISTRO

Registra-se a elaboração deste Plano Verde nos dias 20 e 27 de março de 2017, em reunião com a diretoria do Grêmio para discussão de assuntos pertinentes ao Meio Ambiente.

A HORTA ESCOLAR
O PAPEL DA HORTA NA ESCOLA

A horta Escolar do Colégio será o espaço de contato dos alunos com o Meio Ambiente. A horta tem por objetivos desenvolver nos alunos um cuidado maior com as questões que envolvam o colégio e seus projetos, fazendo com que os alunos participem e cuidem mais do local onde estudam, além de estimular o desenvolvimento de uma boa alimentação. Além disso, os frutos da horta serião utilizados para alimentação dos próprios alunos nas refeições servidas no colégio. A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade. Dentre elas, proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo, no lanche das crianças, permite que toda a comunidade tenha acesso a essa variedade de alimentos por doação ou compra e também se envolva nos programas de alimentação e saúde desenvolvidos na escola. Portanto, o consumo de hortaliças cultivadas em pequenas hortas auxilia na promoção da saúde. Há várias atividades que podem ser utilizadas na escola com o auxílio de uma horta onde o professor relaciona diferentes conteúdos e coloca em prática a interdisciplinaridade com os seus alunos.

A matemática pode ser um exemplo com o estudo das diferentes formas dos alimentos cultivados, além disso, o estudo do crescimento e desenvolvimento dos vegetais pode ser associado com o próprio desenvolvimento. Isto é, a importância da terra ter todos os nutrientes para que a semente se desenvolva em todo o seu potencial, livre de qualquer doença. Essas atividades também asseguram que a criança e a escola resgatem a cultura alimentar brasileira e, consequentemente, estilos de vida mais saudáveis. Ainda em relação a cultura alimentar, destaca-se que no Brasil, cada região apresentauma cultura com características diferentes e isso está diretamente relacionado com seus hábitos alimentares. A vasta quantidade de frutas e hortaliças garante uma variedade de cores, formas, cheiros e nutrientes importantes para a qualidade da alimentação. Por exemplo, na Região Norte, há consumo de chicória, coentro e mandioca, enquanto que na Região Centro-oeste, o consumo é de tubérculos como cará e guariroba (Ministério da Saúde, 2000). Assim, a horta também assume um papel importante no resgate da cultura alimentar de cada região.

ESPAÇOS



LEGENDA:
1 - Área para estudos futuros de implatação de projetos
HE - Área inicial para o projeto da Horta Escolar
J - (JARDIM) Área com objetivo de realizar o plantio de flores
Pomar - Área para realizar o plantio de árvores frutíferas

COMO VAI FUNCIONAR

O Jardim do Colégio será feito de contribuições voluntárias dos alunos. O aluno interessado em participar do grupo de Jardinagem deverá informar o interesse à diretoria do Grêmio. Eles vão receber as informações e orientações necessárias. Cada aluno deverá trazer uma muda de planta para que o plantio seja feito no Jardim do Colégio. Cada aluno será responsável pela sua planta, que deverá receber um nome - que será arquivado nos documentos do Grêmio. A cada semana, uma turma do turno da manhã e outra turma do turno da tarde serão responsáveis por cuidar do Jardim, fazendo com que todos os alunos possam participar do projeto e cuidar do mesmo. Para saber as turmas que vão cuidar do Jardim a cada semana, será decidido em reunião com o CRT.

A Horta do Grêmio funcionará nos mesmos moldes. O Grêmio usará sementes de plantas para fazer o plantio dos frutos das hortas. A cada semana, uma turma do turno da tarde e outra do turno da manhã serão responsáveis por cuidar da horta. Os frutos que forem colhidos serão levados para o refeitório, que serão utilizados no preparo das refeições.

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS




FERRAMENTAS

Algumas ferramentas são essenciais para o preparo da terra e plantio das hortaliças:
Enxada: é utilizada para capinar, abrir sulcos e misturar adubos e corretivos como
serragem à terra.
Enxadão: é utilizado para cavar e revolver a terra.
Regador: serve para irrigar a horta.
Ancinho: é utilizado para remover torrões, pedaços de pedra e outros objetos, além
de nivelar o terreno.
Sacho: é uma enxada menor que serve para abrir pequenas covas, capinar e afofar a
terra.
Carrinho-de-mão: é utilizado para transportar terra, adubos e ferramentas.

PREPARO DO CANTEIRO

Antes de iniciar a preparação dos canteiros, deve-se limpar o terreno com auxílio de
algumas ferramentas como enxada, ancinho e carrinho-de-mão.

  1. Com auxílio de uma enxada, revira-se a terra a uns 15cm de profundidade.
  2. Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros objetos,  nivelando o terreno.
  3. Iniciar a demarcação dos canteiros com auxílio de estacas e cordas com a seguinte dimensão; 1,20m x 2 a 5m e espaçamento de um canteiro a outro de 50cm.
  4. Caso o solo necessite de correção, podem ser utilizadas cal hidratada ou serragem.

ADUBAÇÃO DOS CANTEIROS
Como fazer adubo natural?

Resíduos vegetais e animais, tais como palhas, galhos, restos de cultura, cascas e polpas de frutas, pó de café, folhas, esterco e outros, quando acumulados apodrecem e, com o 6 tempo, transformam-se em adubo orgânico ou húmus, também conhecido por composto ou natural. Essa transformação é provocada por microrganismos aeróbicos( bactérias que necessitam de oxigênio para viver). Eles decompõe a celulose das plantas e quanto mais nitrogênio tiverem à sua disposição, mais rápido atuarão, através do calor que se produzirá no material depositado. Por isso, deve ser fornecido aos microrganismos aquilo de que mais necessitam: ar, umidade e nitrogênio.

Procedimentos:

  1. Em um espaço fechado, como uma caixa, coloca-se no chão uma fileira de tijolos,
  2. cujos intervalos devem ser cobertos por sarrafos, para deixar passar o ar.
  3. Em seguida, acumulam-se várias camadas (cerca de 20cm cada um), de matéria vegetal,
  4. espalhando sobre cada uma delas, uma camada de uréia que contém nitrogênio.
  5. Mantém-se o composto sempre úmido, sem ensopá-lo, molhando seguidamente com um regador.
  6. Quando o composto começar a se aquecer, deve ser protegido da chuva, coberto
  7. com tábuas velhas ou com plástico.
  8. Cerca de 1 ou 2 meses mais tarde, o composto deve ser revolvido; as partes que
  9. estavam em cima e dos lados devem ser colocados no centro.
  10. Após 1 ou mais meses, o composto estará pronto para ser usado na horta ou na lavoura, para posteriormente fazer as covas e os canteiros.

COMO CUIDAR DA HORTA

A horta deve ser regada duas vezes ao dia, mas lembre-se que isso varia de região para região, pela diferença de clima entre elas. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. A horta tem que ser mantida limpa, as ervas daninhas e outras sujidades devem ser retiradas diariamente com a mão. A cada colheita, deve ser feita a reposição do adubo para garantir a qualidade da terra e das hortaliças.

EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NA HORTA

A seguir, estão apresentados seis exemplos de como a horta pode trazer benefícios à saúde das crianças na escola e ser um excelente recurso pedagógico. Destaca-se novamente o papel fundamental da participação direta das crianças em todo o processo de plantio das hortaliças até a obtenção de pratos saborosos, que devido a sua facilidade de preparo podem ser feitos em casa ou na escola. Além disso, essas ações visam integrar a horta com o cotidiano da criança na escola e em casa.

Método: PLANEJANDO E ADMINISTRANDO UMA HORTA
Desenvolvimento: Cada turma se responsabiliza por um canteiro da horta. Em seguida, o professor orienta as crianças sobre plantio, formação de mudas, espaçamento entre as covas, irrigação, além de colheita e conservação das hortaliças para o consumo, ou seja, o professor supervisiona os alunos em todos os passos descritos nesse manual. Tudo isso motiva as crianças a cuidar de seu canteiro, administrá-lo para que as hortaliças cresçam e estejam apropriadas para o consumo. Além disso, essa experiência reforça as qualidades de organização, planejamento, responsabilidade e o processo de promoção de saúde através da alimentação saudável.

Método: APLICANDO CIÊNCIAS E SAÚDE NO DIA-A-DIA DA HORTA
Desenvolvimento: Um dos conceitos mais aplicados em ciências é o da cadeia alimentar. Por isso, o professor pode utilizar esse conceito e relacionar o papel da horta com o fornecimento de nutrientes do solo para as hortaliças e, posteriormente, o consumo das hortaliças fundamentais para a nutrição do ser humano. O professor divide a turma em grupos de trabalhos e determina que cada grupo seja responsável por explorar as qualidades nutricionais das hortaliças cultivadas, ao mesmo tempo, a criança é motivada a se alimentar da hortaliça para garantir os nutrientes ao seu corpo. Outro aspecto importante de ser discutido nesta atividade são os conceitos de variedade, combinação e moderação contidos na Pirâmide dos Alimentos.

Método: APLICANDO MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA DA HORTA
Desenvolvimento: O período de colheita das hortaliças associado a matemática é uma experiência positiva para ensinar às crianças que a horta pode está presente no cotidiano da escola. O professor, com a tabela presente neste manual dos períodos das colheitas e com as noções de conjunto, mostradas na matemática, ensina a criança quais as hortaliças que apresentam períodos de colheita comuns e diferentes. Posteriormente, a turma se organiza para o DIA DA COLHEITA, o qual as crianças colhem as hortaliças com o período comum.

Método: FESTIVAL DA COLHEITA
Desenvolvimento: A escola poderá convidar as famílias para participarem do momento simbólico da primeira colheita. As crianças serão responsáveis por apresentar o projeto, suas etapas e objetivos. Dependendo da situação específica pode-se preparar algum prato com os produtos colhidos para que todos possam provar ou cada família leva uma pequena amostra dos produtos colhidos para sua casa.

Método: PREPARANDO O CARDÁPIO DE NOSSA MERENDA ESCOLAR
Desenvolvimento: A partir do momento que os produtos cultivados comecem a estar prontos para a colheita cada turma pode ficar responsável por preparar o cardápio semanal da merenda incluindo os produtos disponíveis. Nesta atividade além do resgate de receitas locais, os conceitos da Pirâmide Alimentar poderão ser reforçados e implementados.

Método: COZINHA EXPERIMENTAL NA ESCOLA
Desenvolvimento: A pesquisa de receitas de preparações de hortaliças é outra atividade feita com as crianças para estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. Após o dia da colheita, as crianças trazem de casa uma receita com as hortaliças colhidas neste dia. Em seguida, o professor faz um concurso na sala para escolher com as crianças, a melhor receita para ser preparada e saboreada pela turma na cantina da escola. Nessa atividade, o professor aborda todos os passos para o cultivo da hortaliça e reforça a sua conservação e higiene, descritas nesse manual, fundamentais para a elaboração de um prato saboroso e nutritivo.

OS NUTRIENTES DOS ALIMENTOS
Após o preparo da horta, é necessário conhecer alguns conceitos relacionados à alimentação e saúde.

O QUE É NUTRIENTE?
Os alimentos possuem substâncias que são essenciais para o desempenho das atividades
do dia-a-dia como andar, correr, trabalhar, estudar, etc. Essas substâncias são chamadas
de nutrientes. Existem 5 tipos de nutrientes: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e
minerais. Veja abaixo a função de cada um desses nutrientes.

CARBOIDRATOS
Os Carboidratos oferecem energia para nosso corpo sob a forma de açúcares (presente
nas frutas e hortaliças) e amido (milho, trigo). Eles são a primeira fonte de energia para o
desempenho das nossas atividades diárias. Os carboidratos podem ser encontrados nas
frutas, hortaliças, pães, macarrão, arroz, mandioca, batata, milho, entre outros.

PROTEÍNAS
As proteínas são essenciais para construir e manter nossos músculos, cabelo e tecidos do corpo, principalmente no crescimento durante a infância. Também são importantes na constituição de células, anticorpos, das enzimas presentes no organismo e hormônios. São encontradas nas carnes vermelhas, brancas, no leite e derivados (queijo, requeijão, iogurte), ovos, e nas leguminosas como ervilha, soja e feijão.

GORDURAS
As gorduras são uma fonte de energia que está armazenada no nosso corpo e serve para transportar algumas vitaminas como a vitamina A, fornecer compostos chamados ácidos graxos essenciais que favorecem a manutenção da saúde. Porém, as gorduras tem que ser bem escolhidas na alimentação, pois, em excesso, provoca algumas doenças como a obesidade, hipercolesterolemia, doenças cardiovasculares, em número crescente no país (Dutra-de-Oliveira, 1996). As fontes de gordura são a margarina, toucinho, e os óleos vegetais (como de canola, milho, soja) e animais como banha de porco.

VITAMINAS
As vitaminas ajudam na manutenção de todas as atividades diárias das crianças. Apesar de não serem fonte de energia, elas estão envolvidas no bom funcionamento dos aparelhos circulatório, respiratório e digestivo e atuam, juntamente com outros nutrientes, para formar enzimas e controlar a queima de açúcares e proteínas dentro das células (Porto, 2000). As vitaminas estão presentes nas hortaliças e frutas em geral e podem ser classificadas em lipossolúveis (A,D,E e K) e hidrossolúveis (C e complexo B).

CLAUDIONEI ABREU
Presidente 

THAINÁ MARTINS
Secretária de Cultura, Saúde e Meio Ambiente


Colégio Estadual Prof. Francisco de Paula Achilles
Rua Clodomiro Antunes da Costa, s/nº, Bairro Anaia Pequeno, São Gonçalo - RJ

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