PLANO REAVIVA FPA

Com a tecnologia a todo vapor, passamos a ter algumas alternativas interessantes para a dinâmica do ensino nas escolas. A sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, giz, mesas e cadeiras pode agora contar com novos elementos de multimídia.

A internet é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. Ela contém mecanismos que contribuem para captar a atenção do aluno de uma forma mais aguda e consequentemente aumentar as chances de um aprendizado de sucesso.

Compete às escolas e aos profissionais da área usufruírem desses avanços tecnológicos, visando melhorar cada vez mais o ensino do país. Eles são os agentes de transmissão de conhecimento, é o dever deles estarem por dentro dessas novas alternativas de complementar o ensino.

Obviamente o trabalho ortodoxo de ensino, à base de quadro e giz, continua com um grande valor. Mas, a linguagem audiovisual, proporcionada pelas mídias, só vem a colaborar com os métodos pedagógicos.

Ao longo dos anos a mudança em torno da tecnologia tem conseguido uma profundidade veloz. Tendo em vista que a tecnologia tem mostrado grande importância no desenvolvimento da sociedade, é necessário que a escola também se insira nessa revolução tecnológica, pois os alunos já fazem parte de uma geração totalmente integrada ao mundo das mídias, daí a mudança na prática do professor para que possa ofertar ao aluno uma educação apropriada para o uso consciente e reflexivo das tecnologias.

O trabalho com a tecnologia exige do professor uma nova forma de educar, pois a revolução da tecnologia acontece independente de estar ou não em um planejamento da escola, pois os alunos que já convivem com essa tecnologia inovadora em seu cotidiano já sentem a necessidade de que escola desenvolva seu trabalho partindo dela.

O QUE É O PLANO REAVIVA

O novo projeto “Reaviva FPA”, visa trazer de volta a vida o melhor do Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles em termos de multimídias.

REGISTRA-SE

A elaboração, discussão e votação deste plano na reunião ordinária do dia 08 de maio de 2017.

COMO FUNCIONA

De acordo com o andamento das ações do grêmio em relação à manutenção da estrutura de mídia do Colégio, este projeto visa trazer de volta ao funcionamento a RADIO FPA, que á anos funcionava em horários de recreio, para criar um ambiente de descontração e comunicação entre nossos alunos e a reativação da FPA-TV que será um forte veículo de comunicação direta entre diretoria do grêmio e a secretaria escolar com os alunos.

OBJETIVO E DESENVOLVIMENTO

O projeto visa além de trazer de volta fortes veículos de comunicação da escola de volta a prática, promove também a produção de conteúdo criativo e originalmente promovido por todos os alunos interessados em fazer parte desta possível futura rede.

O QUE SERÁ NECESSÁRIO

 Em relação à Rádio: Manutenção da afiação que liga os equipamentos de equalização ás caixas de som que estão implantadas por toda a escola, microfones funcionais e um pc. Realização de testes envolvendo todos esses equipamentos e periféricos também serão necessários.
Em relação a FPA-tv: Mão de obra e criatividade dos alunos.

COMO VAI FUNCIONAR

Após a realização de manutenções necessárias haveria a criação de equipes que trabalhariam em conjunto, intercalando seu trabalho para a circulação de programações da RADIO FPA, que funcionaria na hora do recreio, de acordo com o comportamento da maioria dos alunos daquele determinado turno. FPA-TV Após alguns meses parada a nossa tv escolar voltaria ao seu funcionamento imediatamente, já que para o momento não é necessária uma grande estrutura para isso, levando entretenimento e informação produzida pelos nossos alunos (após edição e avaliação) ao álbum de conteúdo hospedado no facebook da escola, logo também as quase 700 pessoas que acompanham nossa Page, haveria também a transmissão de conteúdo preparado durante a semana ao vivo em um programa semanal.  Visando o crescimento e a expansão da visão de possibilidades dos nossos alunos.

Bibliografia:
https://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/a-importancia-de-utilizar-as-midias-na-educacao2


CLAUDIONEI ABREU
Presidente do Grêmio Estudantil

EVANDO RAMOS
Secretário-Geral e de Comunicações

Comentários

MAIS LIDAS

Leia o discurso de posse do Presidente do Grêmio, Claudionei Abreu

Diretoria do grêmio faz renúncia coletiva e atividades são encerradas

Diretoria do Grêmio define Plano de Ações e Plano Orçamentário