PLANO FPA SOLIDÁRIO

Desde que tenhamos a solidariedade como um objetivo pessoal e coletivo, por ver nesta forma de relacionamento um caminho de transformação cultural indispensável das sociedades fragmentadas, agressivas e massificadas, provavelmente perguntaremos: “como desenvolver a solidariedade?” Certamente cada um de nós, de acordo com sua experiência e sabedoria, teria algo a dizer a respeito.

No processo de busca de solidariedade, há uma percepção das limitações individuais no sentido de conhecer o outro. Esbarramos no limitado conhecimento de imagens parciais sobre o outro, e geralmente ficamos frustrados com a não-correspondência das imagens com a realidade que se revela inapreensível. O outro permanece um mistério. De um lado, portanto, temos o nosso condicionamento e de outro, temos o mistério, o desconhecido.

Sendo a solidariedade um dos princípios básicos da democracia, é necessária a cooperação entre todos. No âmbito escolar refere-se aos alunos e demais membros da escola, onde se desperta o sentimento da responsabilidade em relação ao grupo, de maneira que cada um sinta na obrigação moral de apoiar o outro.

Portanto, espera-se que a realização desse projeto possa contribuir de forma sensível para a ajuda ao próximo.

1.0 - O QUE É O PLANO SOLIDÁRIO

O Plano FPA SOLIDÁRIO tem por objetivo estabelecer as orientações para as campanhas sociais permanentes  promovidas pelo Grêmio Estudantil Francisco de Paula Achilles, através da Secretaria Social do Grêmio. A sociedade reconhece a urgência de formarmos cidadãos preparados para o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento científico, mas exige, também, que esse mesmo cidadão tenha uma visão filosófica, crítica e atuante em seu contexto social. Em outras palavras, que o conhecimento científico sirva para beneficiar cada vez mais a sociedade como um todo e possa servir de fundamento para atitudes que lutem pela eliminação do preconceito da descriminação.

1.1 - OBJETIVOS
  • Formar cidadãos conscientes, participativos e multiplicadores de ações solidárias;
  • Compartilhar conhecimentos e experiências;
  • Desenvolver mecanismos de análise sobre sistemas que corroboram para a desigualdade social;
  • Buscar a verdade através da filosofia;
  • Valorizar a ética, a sabedoria, a humildade e o espírito humanitário.
1.2 - REGISTRA-SE

A elaboração e discussão do Plano Solidário na data do dia 03 de maio de 2017.

1.3 - DAS CAMPANHAS PERMANENTES
  • Campanha Comida Boa – Visa a arrecadação de alimentos para doação para abrigos em São Gonçalo e outras instituições de caridade.
  • Campanha do Agasalho – Visa a arrecadação de toda espécie de agasalhos para doação para abrigos de moradores de rua e centros de reabilitação.
As Campanhas Solidárias do Grêmio Estudantil serão permanentes, sendo assim, atuando e recolhendo as doações durante todo o ano. Tudo o que for recebido de doação ficará na Sede do Grêmio Estudantil, e ao final de todo o mês, o que for recolhido será doado às instituições. No inicio de todo mês, a Coordenadoria de Campanhas Solidárias do Grêmio Estudantil fará a prestação do que foi arrecadado no mês e será publicado no Diário Oficial do Grêmio Estudantil, como explica o item 1.5 deste Plano.

1.4 DAS CAMPANHAS PERIÓDICAS
  • Campanha Natal Feliz - Visa a arrecadação de brinquedos no período de 01/Outubro à 30/Novembro para doação a orfanatos da região durante o mês natalino de dezembro.
  • Campanha do Dia das Crianças – Visa a arrecadação de brinquedos para doação para creches na região. Essas doações deverão ser feitas no dia das crianças. Período de arrecadação: 01/Julho à 01/Setembro.
1.5- DA ORGANIZAÇÃO DAS CAMPANHAS

Será criada pela Presidência do Grêmio a Coordenadoria de Campanhas Solidárias do Grêmio Estudantil, diretamente ligada à Secretaria Social, para auxiliar a execução do Plano Solidário e os projetos sociais do Grêmio, bem como a divulgação das campanhas visando doações da comunidade, alunos, pais de alunos e professores. No inicio de todo mês a Coordenadoria fará a prestação de contas do que foi recebido em doações e será publicado no Diário Oficial do Grêmio Estudantil.

1.6 - A ARRECADAÇÃO

Em parceria com a direção do Colégio, os alunos, pais de alunos e professores que quiserem doar, deixaram a doação na Secretaria do Colégio, que será repassada ao Grêmio para que possam fazer a organização com contagem do número de doações (por mês) e em seguida estocar na Sede do Grêmio, para que, ao final do mês, sejam doados.

Doações monetárias para as campanhas sociais do Grêmio não serão permitidas, somente de acordo com o item 1.3 do Plano Solidário.

GRÊMIO ESTUDANTIL FRANCISCO DE PAULA ACHILLES
SECRETARIA SOCIAL

Claudionei Abreu da Silva Junior
PRESIDENTE

Isabella Prestes Muros Correia
SECRETÁRIA SOCIAL

Mandato 2017/2019

Comentários

MAIS LIDAS

Leia o discurso de posse do Presidente do Grêmio, Claudionei Abreu

Diretoria do grêmio faz renúncia coletiva e atividades são encerradas

Diretoria do Grêmio define Plano de Ações e Plano Orçamentário